Transversalmente Blog: Saga do cabelo: Dúvidas sobre co-wash
InícioSobreContato Autora

14/01/2015

Saga do cabelo: Dúvidas sobre co-wash

•• ••

Quem tem cabelo cacheado sabe o quão trabalhoso é ter que ficar olhando a composição dos cremes e shampoo em busca de produtos que não agridam demais os fios. Porém que fique claro que não é só quem tem cabelo cacheado que precisa se preocupar com isso.

De fato o grande problema que temos é com o shampoo. Normalmente é complicado olhar aquelas letras miúdas procurando palavra por palavra. É difícil encontrar shampoo sem sulfato. Para quem não sabe, substâncias como o sulfato e óleos minerais não contribuem para os cuidados com o nosso cabelo, o sulfato limpa muito abruptamente a cutícula do cabelo e do coro cabeludo, normalmente os produtos com sulfato espumam mais do que o normal e deixam o cabelo com textura grossa. Já os óleos minerais "mascaram" o cabelo, parece que tá hidratado e na verdade não está.

Uma vez tendo em vista as consequências do uso de sulfato, silicones insolúveis e óleos minerais, foi desenvolvida uma técnica onde é possível lavar o cabelo com condicionador. Sim isso mesmo que você leu, condicionador. O objetivo é limpar sem danificar, por fim o cabelo fica mais hidratado e bonito. As dúvidas sobre a técnica são bastante frequentes e parecidas, muita gente pensa igual e não foi diferente quando eu comentei sobre isso com algumas meninas no grupo Cacheadas em Transição no facebook.

1- Limpa mesmo o cabelo, dá caspa ou algo do tipo?
Não, o método utiliza algumas restrições, o condicionador não pode conter silicones insolúveis nem óleos minerais. Pode-se misturar com a substância pura do cocamidopropyl betaine, que limpa o  cabelo sem agredir.

2- Como lavar?


3- Que produtos eu posso usar?


4- O que não pode ter na composição?
Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.


5- O que é cocamidopropyl bataine?
Substância "mágica" que limpa as silicones insolúveis sem agredir muito o cabelo:
Cocoamidopropyl betaine. Também pode ser encontrado como: Cocobetaine , Cocamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.


Foi isso gente, espero que vocês tenham gostado e esclarecido suas dúvidas, os vídeos da Mari Morena foram os que mais me ajudaram neste quesito. Visitem o canal dela para ver mais informações aqui.


6 comentários:

  1. Oie Jub, amei seu blog e o post também! Sabe eu eu tenho o cabelo enrolado mas sou adepta a chapinha, só quem usa sabe o estrago que faz, mas eu sei que um dia irei me amar de cabelo cacheado novamente rs. Já estou seguindo amei tudo aqui, e se puder olha lá meu blog se gostar segue tá? Mil beijos http://lolitalolitando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! Obrigada pela visita! Gostei muito do seu blog e do layout dele. O melhor de ter cabelo cacheado é se aceitar naturalmente, sem medo de mostrar pro mundo quem você realmente é sem padrões de beleza.

      Excluir
  2. Que post completo Jub! Adorei saber mais sobre, realmente nunca entendi isso, sempre ficava tipo *oi? que galera doida* mas seu post me abriu muito a cabeça, me explicou muitas coisas que achava não serem possíveis. Adorei!

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! De verdade, adoro ler comentários assim. Eu estaca desestimulada e vim aqui pra ler, acabei voltando a postar! Beijo e muitíssimo obrigada, de novo.

      Excluir
  3. Eu gostaria muito de ter o cabelo cacheado sabe, antigamente eu tinha ondulado, mais era totalmente cheio, e era duro cuida dele, então fiz progressiva, e sinto falta dos ondulados viu!
    Super Beijo.
    To seguindo seu blog, amei!

    www.eaijuliablog.com.br  | FANPAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, eu não tinha cabelo cacheado antes de usar química. Enquanto eu não retocava o alisamento eu percebi que ele cacheava a raiz, então comecei a transição e agora ele tá todo cacheado e eu estou amando ser natural :v

      Aaah, nosso nome é Júlia (8) Obrigada pela visita e pelo comentário que super me incentivou a continuar.

      Excluir

Curtiram e comentaram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...